sexta-feira, 25 de março de 2016

Anunciação (Vida) e Paixão (Morte)


Ocorrem hoje, 25 de Março, Sexta Feira Santa, por mera coincidência de calendário, os dois importantes momentos da manifestação da Misericórdia de Deus. Quando o pecado se entranhou na nossa natureza humana, Deus não deixou que fosse ele a vencer e por isso enviou o seu Filho, que, assumindo a nossa natureza e condição, e acolhendo em tudo a vontade do Pai, nos libertou da morte a que o pecado conduz. Cada momento da vida de Jesus é momento salvador, mas dois deles são marcantes e extremamente significativos para o nosso pensar. O momento da sua gestação, no seio de Maria. Ele é o momento em que se faz Homem, assumindo a nossa natureza, esse é
o "principio" da nossa salvação. Um outro momento é o da sua morte na cruz. O momento em que tudo entrega nas mãos do Pai, porque "Tudo está consumado", tudo está realizado, Na Anunciação entregou a sua vida à humanidade, na Cruz entregou, em absoluto, a sua vida ao Pai, pela humanidade.
O "curioso" neste ano é que as datas celebrativas desses dois momentos coincidem num único dia. 25 de Março celebram,os a Anunciação e encarnação de Jesus e, este ano, no dia 25 de Março celebramos a sua morte. Afinal, num mesmo dia celebramos toda a história da nossa salvação. 
E que representa isso para nós? Que transforma em mim? Como reajo à insondável misericórdia de Deus?

Sem comentários:

Enviar um comentário