Falando em misericórdia divina, atiramos o olhar para a Palavra que hoje, domingo 28 de fevereiro 2016, o Terceiro da Quaresma, que nos é dada no Monte de Deus, o Horeb, se apresenta a Moisés como "Eu Sou Aquele que Sou", Aquele que "É" por essência. Aquele que não deixa em vão nem faz ouvidos de mercador aos apelos e misérias do seu Povo. Faz-se presente para enviar cada batizado a ser sinal de libertação.
A história do Povo de Israel, os nossos antepassados na fé, é a história de cada um de nós. História de avanços e recuos, de aproximação e afastamento em relação a Deus. Sem que algum de nós possa dizer estar seguro, S. Paulo exorta-nos a que nos mantenhamos firmes: "Quem julga estar
de pé, tome cuidado para não cair". Ainda que aconteça a queda, Deus continua fiel, e na sua misericórdia chama à reconciliação.
de pé, tome cuidado para não cair". Ainda que aconteça a queda, Deus continua fiel, e na sua misericórdia chama à reconciliação.
Porque Pilatos tinha condenado à morte alguns galileus, julgavam, os que se tinham por justos, que isso era consequência do pecado. O que ouvem de Jesus é a certeza de que não eram mais pecadores os que morreram que aqueles que, nesse momento, O ouviam. Porque Deus acredita e confia no ser humano, na sua capacidade para a conversão, não deixa de esperar e aguardar que demos fruto, como fez o servo do dono da figueira, no Evangelho.
Quaresma, tempo de "ver" Deus, de tomar consciência da nossa fraqueza para não ceder e cair, tempo
para recomeçar e dar fruto.
Sem comentários:
Enviar um comentário